WY1, o princípio...

Tudo começou na praia...
The beginning, at the beach...





Conceito:(concept)
Durante quase 10 anos arrastei-me num yakboard e atrofiei dentro de surfkayaks "sit in", pouco à vontade perante a possibilidade de não conseguir esquimotar e ter que me ejectar no meio da rebentação...
O Wavyak nasce do meu próprio conceito de surfar num kayak: um surfkayak que junte o "à vontade" de um sit-on-top com a velocidade e a capacidade de manobra de um surfkayak clássico e dum waveski, sem esquecer alguma ergonomia que permita surfar mais de duas horas sem ter que ir ao fisioterapeuta.
O projecto tomou forma assente em algumas ideias chave:
- Hull: um comprimento ideal que permita manobrar bem em ondas pequenas sem perder a dinâmica e sem comprometer a velocidade em ondas maiores; uma largura que dê alguma permissividade, sem comprometer a manobrabilidade e a velocidade.
- Rocker: médio, a pensar nas manobras em ondas pequenas e na estabilidade, em detrimento da velocidade máxima.
- Rail: alto, em virtude do próprio design e do método de construção, para não comprometer o volume.
- Peso: o núcleo em foam (tipo pranchas de surf) permite uma melhor rigidez do conjunto e um peso muito abaixo da média.

(the WAVYAK project is born from my personal concept of a performant and user friendly surfkayak. I've enough of dragging myself in the waves, riding an heavy yakboard, or feeling some stress surfing a sit-in surfkayak with the possibility to fail an esquimo roll and have to eject in the shore break... So, in my mind, the concept was very simple: fast and manouvrable as a modern surfkayak and user friendly as a sit-on-top... and the wavyak is born!)

Construção:(execution)
do papel ao bloco de styrofoam e...
(from the paper draft to the styrofoam block and...)


... ao resultado quase final!
(... to the almost final outcome!)

(a foto mostra o núcleo em styrofoam, pronto a fibrar)
(the photo shows the styrofoam core, before glassing and painting)

Aguarde a apresentação definitiva do WAVYAK nos próximos dias.
Wait for the finished version in a few days.